EXPOSIÇÃO HOME ET MARE

Arqueologia Marítima em Odemira

Arqueologia Marítima em Odemira

A natureza do litoral de Odemira teve uma influência decisiva nos modos de vida das populações que habitaram esta região ao longo dos tempos. Os primeiros povoadores primitivos, quase pré-humanos, arribaram a esta costa em fases muito recuadas da Pré-história antiga, há mais de 100 mil anos. No decorrer da História do homo sapiens, as comunidades locais provocam impactes decisivos sobre os ecossistemas, do que resultou a actual paisagem cultural.

Esta exibição é uma mostra de objetos selecionados, que foram apanhados no litoral do concelho de Odemira. São representativos de três temas (artefactos feitos de seixos lascados, sítios de marisqueio pré-históricos, pesca e consumo de produtos piscícolas na época romana) de Arqueologia Marítima, ramo que abrange o estudo dos vestígios culturais proporcionados pelas atividades humanas do passado vocacionadas para o mar e para os estuários dos rios — interação que ainda é distintiva das comunidades marítimas e costeiras intimamente relacionadas com a ecologia do litoral de Odemira.

O projecto Homo et Mare (www.gesto-odemira.pt), desenvolvido pelo Grupo de Estudos do Território de Odemira, constrói instrumentos de comunicação da identidade e do valor do território dirigido às comunidades locais e forasteiras (nomeadamente comunidade escolar e visitantes) para promover a auto-estima, o reconhecimento e a interação.

DATA

4 a 29 de janeiro de 2016

LOCAL

Centro de Valorização da Cultura Local| Odemira

AGENDA

A natureza do litoral de Odemira teve uma influência decisiva nos modos de vida das populações que habitaram esta região ao longo dos tempos. Os primeiros povoadores primitivos, quase pré-humanos, arribaram a esta costa em fases ...