Identidade Corporativa

O símbolo da GESTO resulta da estilização da figura humana de arte rupestre pré-histórica gravada no tecto do abrigo de Rocha da Hera (Taliscas, Odemira), local carregado de lendas. A gravura data provavelmente da Idade do Bronze (2000 a 800 a.C.).

O contorno da figura foi feito por incisões paralelas e abrasão com instrumento de ponta aguçada, arrastado de cima para baixo, através de movimentos firmes; cabeça obtida por forte e único puncionamento ou percussão, membros e extremidades superiores e inferiores esquematizadas, com mãos e pés, figurados por leque de linhas divergentes de incisão mais fina e superficial; estilisticamente, integra o ciclo esquemático-linear de arte rupestre pré-histórica europeia.

A figura, de pernas afastadas e braços e mãos abertos, parece flutuar ou ressaltar da superfície da rocha de xisto negro, ganhando dinamismo pela sua situação suspensa ou em queda do tecto, pela forma de torção do corpo e pelo recurso à sua representação através de linhas paralelas que sugerem a ideia de vibração ou agitação.

O símbolo da GESTO foi produzido por Susana Guerreiro em 2010, a partir do decalque técnico do desenho original na superfície rochosa do abrigo realizado pela pré-historiadora Lara Bacelar Alves em 2001.